Willian Santiago
O trabalho do designer gráfico e ilustrador Willian Santiago tem a cor e a presença feminina como focos principais. Nascido na pequena Cornélio Procópio, no interior do Paraná, Willian cresceu cercado por mulheres fortes que inspiraram seu trabalho com um estilo “orgânico e delicado”, como ele mesmo definia.
“Tenho contato com desenho desde criança. Trocava fácil qualquer brinquedo por lápis de cor. Apesar de sempre gostar de desenhar, nunca imaginei que ia trabalhar com isso, eu nem conseguia criar uma possibilidade de trabalho com desenho. É um privilégio poder me sustentar somente com ilustração. E tudo isso morando em uma cidade de interior", contou o artista em uma entrevista.
Capturando o senso de feminilidade, geralmente com um ar místico, o designer dava atenção aos detalhes. Willian usava vermelhos, verdes e turquesas para criar suas ilustrações que muitas vezes se assemelhavam às formas e linhas geométricas de xilogravuras.
Dono de um olhar sensível, expressado em obras marcadas pela combinação de cores vibrantes, puramente brasileiras, e formas simples, Willian era um artista majoritariamente digital, mas que imprimia ao próprio trabalho um toque artesanal ao digitalizar papéis antigos ou criar marcas com giz e respingos de tinta.
Seu trabalho é uma homenagem ao Brasil, mostrando-nos um universo com identidade própria.
Willian Santiago faleceu em maio de 2021 em decorrência da covid-19. De acordo com o site domestika.org, certa vez, numa entrevista, Willian disse querer que seu trabalho criasse sentimentos de alegria. Claramente cumpriu essa missão. “Ele e sua obra, uma celebração da beleza, da simplicidade e da imaginação, repleta de detalhes, jamais serão esquecidos”, afirmou a equipe do site. Concordamos completamente. Siga em paz, Willian!