Romildo Rocha
Artista e grafiteiro vindo da periferia de São Luís do Maranhão, Romildo Rocha faz pinturas que homenageiam e celebram a sua cultura de origem. Com grande influência estética da xilogravura, da literatura de cordel e dos azulejos portugueses, Romildo se inspira na cultura popular maranhense para enriquecer suas obras. “Quando posto minhas obras nas redes sociais, recebo muitos retornos dizendo da emoção das pessoas com o que o trabalho mostra. A arte também tem esse objetivo de transportar as pessoas, de provocar lembranças. Quando a gente fala em cultura popular, tem que ter muita responsabilidade. Não dá pra fazer por fazer, porque aquilo representa a vida de muita gente”, afirma Romildo.
O artista é dono de um traço único e original que mescla técnicas – grafitti, aquarela, pintura mural, desenho e até mesmo rascunhos. Suas criações revelam encantos regionais - desde a quebradeira do coco e da lida dos vaqueiros com o gado, até as nuances do bumba-meu-boi em uma linguagem visual própria. Em suas criações, o rural e o urbano convivem sem antagonismos, memórias afetivas passeiam por entre cores e preto e branco.
Em 2020 Romildo ficou nacionalmente conhecido pelo projeto Cores da Vila, criado para levar arte e assistência social à comunidade Vila Embratel, bairro periférico da capital maranhense. A beleza do projeto e as paredes pintadas do bairro chamaram a atenção de todo o Brasil. Neste trabalho, ele usou o grafitti com forte influência da xilogravura, técnica antiga de impressão através de madeira entalhada.
Formado em design, Romildo atualmente segue pintando espaços urbanos e dentro de casas. Além disso, sua arte chegou ao home decor: recentemente o artista lançou uma coleção de estamparia intitulada Vento Leste para a marca de decoração Bobinex Uau! Neste trabalho, ele buscou representar de forma leve e lúdica a vida no interior do Maranhão.