Moonlook: inspirações made in Africa
A beleza e a força das estampas são uma das marcas registradas da cultura africana. Nesse momento, mais do que nunca, novos ventos sopram do continente em todas as direções do globo levando padronagens tropicais, tecidos incríveis, além de muita cor, beleza e talento aos olhos do mundo. Através do trabalho de mentes criativas, peças de designers africanos têm ganhado cada vez mais espaço.
Uma vitrine super interessante para essas criações é a Moonlook, plataforma criada por Nelly Wandji, curadora e estrategista de marca nascida em Camarões. Nelly é apaixonada por moda, acima de tudo pela moda africana. Por isso, em 2014 ela criou a primeira plataforma internacional dedicada exclusivamente a promover a criação africana. O objetivo é nivelar a imagem do continente para cima, apresentando as melhores criações locais nos campos da moda, arte e design.
África do Sul, Marrocos, Senegal, Etiópia, Nigéria, Quênia, Gana, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Camarões e Uganda - mais de 10 nações estão representadas na Moonlook através de uma seleção de cerca de 1000 artistas, designers e marcas desses países. A missão é evidenciar a cultura e as técnicas usadas num contexto de modernidade e abertura ao mercado internacional.
“Além da e-shop onde os clientes podem encontrar criações dos nossos designers, na Moonlook temos também uma revista online que fornece notícias sobre a criação na África”, conta a criadora da plataforma.
“O desejo de consumir melhor e de forma mais consciente vai contra a distribuição em massa de produtos”, afirma Nelly. Segundo ela, o know-how das mãos dos artesãos, que até então só era entregue a grandes marcas internacionais, agora luta para se afirmar. “Temos em toda a África muitos conhecimentos ancestrais a serem compartilhados. Mas também há desafios a serem enfrentados. Made in Africa é uma assinatura ainda pouco conhecida. O desejo da MoonLook é ser a incubadora de uma mudança ideológica, social e econômica, tudo através da criatividade e do talento dos designers africanos”, diz Nelly.
Uma nova cena criativa está capturando diferentes culturas para que as criações cheguem mais longe. Quem ganha? A arte, a moda, o design e, principalmente, as pessoas. Todos ganhamos individual e coletivamente quando conhecemos novas formas de pensamento, vivência e criação.