Estampas & coleções

 
 
Tata Naka Outono/Inverno 2014 | Fonte: Vogue UK

Tata Naka Outono/Inverno 2014 | Fonte: Vogue UK

 

Criar uma estampa é uma delícia. Mas criar uma família é melhor ainda! Seja para compor um look descolado ou o mix de produtos numa coleção, brincar com mistura de cores, formas e padrões e ver nascer estampas que conversam entre si é uma das maravilhas do universo do design de estamparia. E por isso foi o tema escolhido para o 6º Festival de Design de Estamparia: vamos descobrir não só como criar estampas, mas como criar conjuntos, combinados, coleções de estampas.

Para aquecermos os motores pro Festival, agora vamos mergulhar nesse universo e descobrir como marcas, designers e pessoas descoladas nas ruas do mundo todo usam e abusam de estampas combinadas.

 

Marcas, artistas e suas combinações de estampas

 

Tata Naka

A Tata Naka é uma marca de roupas criada pelas irmãs gêmeas Tamara e Natasha Surguladze, designers do leste europeu. Essa coleção mostrada nas fotos é lindíssima! As estampas estão conectadas pela coloração e estilo e também combinam com o ambiente em que foram fotografadas. Apesar de absolutamente tudo estar estampado, há um equilíbrio perfeito nas combinações, nada fica over. A mistura de estampas é harmônica e suave.

 

Desigual

A marca espanhola Desigual é um dos grandes destaques da moda atual com seu estilo “hippie fashion”. Com roupas alegres e estampas mais ainda, a marca tem conquistado milhões de consumidores em todas as partes do mundo.

 

Dolce & Gabbana

A marca italiana é outro exemplo perfeito de como a cor tem o poder de conectar as estampas. Tudo ao mesmo tempo: jeans, xadrez, poá e floral - mas a cartela faz as estampas estarem totalmente integradas.

 

Miranda Makaroff

Miranda Makaroff é uma figura! Seu trabalho traz imagens de um mundo colorido e surreal, do qual ela parece fazer parte. Artista e designer, Miranda faz um pouco de tudo: pintura, instalações, roupas… Tudo com muita cor, estampa e essa energia vibrante dela. Criadora de padronagens incríveis, Miranda já fez trabalhos com marcas como a Gucci e a Desigual.

Chica Capeto

Essa artista carioca sempre aposta em roupas super coloridas e cheias de personalidade. Filha da Isabela hoje em dia segue os passos da mãe, exibindo em suas redes sociais várias combinações super estilosas! Tanto mãe quanto filha não economizam em estampas bem coloridas e que exalam a brasilidade.

Antonio Schuback

Outro queridinho das redes sociais no quesito combinações de estampas é @antonioschuback. Figuraça, é impossível Schuback passar despercebido onde quer que vá - tanto que o Instagram dele se chama: Te vi de longe! Seu estilo é resumido a uma combinação infinita das mais variadas estampas. Exagero, cor, bom humor e estampas não faltam nas suas criações.

Maria Eleonora Chagas

Já a influencer e stylist Maria Eleonora traz a mistura de estampas numa versão mais elegante e sutil. Criando misturas com menos variações de cores ou padrões e destacando áreas de cor lisa. O resultado são looks com menos informações visuais, ousados sem perder a elegância.

 

Patchwork e Rework

O patchwork, que era conhecido antigamente pelas colchas de nossas avós em que vários quadrados de retalhos tecidos eram costurados, surgiu da necessidade de aproveitar sobras de tecidos. Por isso, não havia muita técnica envolvida na junção dos retalhos. Aos poucos, o patchwork começou a ser visto em marcas de luxo como a Dior, por exemplo.

Já o Rework é um uma mistura: ele combina o upcycling (reaproveitamento em respeito ao meio ambiente) com patchwork - clássico e moderno ao mesmo tempo. Fica super interessante!

 

Mas afinal, o que faz as estampas combinarem?

Tantos exemplos de misturas em estilos diferentes, nos mostram que criar combinados de estampas é um universo de possibilidades enorme e muito interessante. E já podemos identificar alguns pontos que nos fazem perceber certas estampas como um combinado ou uma coleção.

Cor é tudo
As cores são muito importantes porque são elas que, de fato, criam o efeito de conjunto nas combinações. Misture diferentes estampas, padrões e escalas, mas amarre pela cartela de cor e o mix ficará harmônico.

Escala
Brincar com a escala das estampas é legal, maxi com mini. Dá ritmo e movimento pro conjunto. Como sempre, cartela de cor é o segredo para linkar padrões diferentes.

Mistura boa
Para combinações mais suaves, um bom caminho é misturar de estampas clássicas como listras, xadrez e poá entre si. Para ousar um pouco mais, inclua estampas como paisley, liberty e floral.

E você? O que curte mais? É do time dos discretos ou gosta mesmo de um exagero? Esse é só um gostinho do universo em que mergulhamos no Festival de Estamparia sobre estampas & coleções, que rolou nos dias 5, 7 e 9 de abril de 2021. :)