Cecilia Paredes
Cecilia Paredes Polack é uma artista multimídia de origem peruana que atualmente mora na Filadélfia, Estados Unidos. Em suas fotografias, pele e corpo são suportes para imagens pictóricas lindamente estampadas.
Para realizar o trabalho, o corpo da artista é minuciosamente pintado por assistentes, em sessões que chegam a durar sete horas, e depois fotografado. Pele e corpo são metamorfoseados em imagens antropomórficas de animais, plantas e paisagens com a intenção de confundir o próprio corpo com a natureza e a natureza com o corpo.
De acordo com a artista, suas obras são uma expressão do seu lado interior. Seu corpo, uma tela em branco, serve como instrumento para refletir tanto o ambiente quanto os seus sentimentos. Em algumas criações, entre as estampas, os seus olhos nos atraem irresistivelmente para o quadro, como se fossem uma janela para o seu íntimo.
Em um primeiro olhar você pode pensar que o que Cecília faz é camuflagem corporal. Mas um olhar mais apurado revela que a artista não tem a intenção de desaparecer por completo, tanto que sempre deixa os cabelos à mostra. “Eu envolvo, cubro ou pinto meu corpo com o mesmo padrão do material e me represento como parte daquela paisagem. Através deste ato, estou trabalhando no tema da construção de minha própria identidade”, conta a artista.
Além de muito lindo, o trabalho da Cecilia é filosófico.
“Parte do que nos torna humanos é nossa capacidade de ver além da porta estreita pela qual entramos no mundo — crescer além do ambiente de nosso nascimento, reconhecendo outras culturas, outros padrões de vida. No entanto, nossa origem está sempre impressa em nós; o mistério da identidade nunca é totalmente resolvido. Somos sempre de um tempo e lugar para o qual nunca poderemos retornar”- Cecilia Paredes.