Airton Marinho
Airton Marinho nasceu em Vitória do Mearim, mas passou boa parte da vida em São Luís do Maranhão. Em todas as suas obras, o artista retrata o povo e a rica cultura da sua terra em xilogravuras que encantam o mundo.
Admirador do universo dos cordéis desde a infância, Airton imprime em suas peças o bumba meu boi, as danças, as brincadeiras e as festas populares do Maranhão em uma profusão belíssima de cores.
“A xilogravura é uma espécie de arte rústica que se insere bem no contexto da cultura popular do Maranhão. Eu até cheguei a pintar algumas telas, fazer esculturas, mas quando conheci a xilogravura fiz este casamento dela com a cultura popular. E deu certo”, conta.
Bandeirolas de cores vivas e símbolos juninos estão sempre presentes nas obras do artista. Entre os bailados, as saias das coureiras, miçangas e paetês que inspiram suas obras, Airton confessa que nunca buscou dinheiro ou fortuna com seu trabalho. Busca apenas a sua realização profissional, pessoal, reconhecimento e principalmente a preservação da memória do lugar de onde nasceu.
“Isso é o que me dá energia e força para continuar”, finaliza. <3